Pular para o conteúdo
Início » Dom Giovane de Melo, presidente do CEFEP, é nomeado como primeiro bispo da diocese de Araguaína/TO

Dom Giovane de Melo, presidente do CEFEP, é nomeado como primeiro bispo da diocese de Araguaína/TO

O Papa Francisco por meio da Nunciatura Apostólica no Brasil, anunciou no dia 31 de janeiro, a instituição da nova diocese de Araguaína, localizada no Estado do Tocantins, pertencente a Regional Norte 3 da CNBB, regional que congrega além do Estado do Tocantins, o sudeste do Estado do Pará e o nordeste do Estado do Mato Grosso.

O anúncio contou ainda com a divulgação da nomeação de Dom Giovane Pereira de Melo, atual Presidente do CEFEP e da Comissão Pastoral Episcopal para o Laicato da CNBB como o primeiro bispo da nova diocese.

Dom Giovane foi quem cuidou do processo de criação da nova diocese, que aconteceu com o desmembramento territorial das dioceses de Tocantinópolis e Miracema do Tocantins/TO.

A nova diocese de Araguaína se torna a 279ª circunscrição eclesiástica do Brasil e é a concretização de um sonho iniciado há 45 anos atrás. A nova diocese terá uma área de 15.761 km² e a população de 214.313 habitantes, em 25 municípios do Bico do Papagaio. A diocese contabilizará 15 paróquias, 14 padres diocesanos, três sacerdotes religiosos, um diácono permanente, cinco seminaristas e duas congregações religiosas femininas.

Esta será a segunda diocese que Dom Giovane assumirá como pastor sendo que ele continua como administrador apostólico da antiga diocese de Tocantinópolis até assumir o pastoreio de Araguaína com data ainda a ser definida, mas, que deverá ser nos próximos meses.