Pular para o conteúdo
Início » Tem início a 9° turma do Curso Nacional de Política para Cristãos do CEFEP

Tem início a 9° turma do Curso Nacional de Política para Cristãos do CEFEP

Teve início no último dia 15 de janeiro, a 9° turma do Curso Nacional oferecido pelo CEFEP. O curso é de 360 horas podendo ser especialização ou extensão certificado pela PUC-Rio. O curso consta de duas etapas presenciais e uma etapa em formado remoto pelas plataformas Moodle e Zoom. As etapas presenciais são realizadas em Brasília na segunda quinzena de janeiro, sendo essa a primeira da 9ª turma e a segunda acontecerá em 2024.

O curso está sendo realizado no Centro Cultural Missionário, nas dependências da Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, onde os estudantes ficaram hospedados e receberam toda a capacitação ofertada.

A abertura do curso contou com a presença de Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis/TO e atual presidente do CEFEP. Ele participou também do primeiro dia de aulas do curso e pode conhecer os estudantes matriculados para essa edição.

Dom Giovani Pereira de Melo, acompanhando a 9° turma do CEFEP

Nesta 9° turma, estão matriculados 43 estudantes, sendo a maioria vinda da região sudeste do país com 15 cursistas dessa região. Em seguida, vem a região norte com 11 representantes e 09 vindos da região nordeste do país. São vários os Estados representados, além de uma variedade enorme na cultura e nos costumes do público envolvido. Entre os 43 estudantes matriculados, há muito equilíbrio entre homens e mulheres e uma faixa etária que contempla públicos de várias gerações diferentes, o que colabora no processo de aprendizagem.

Um ponto de destaque desta 9° turma, é a atuação de grande parte dos cursistas (91% do total) em atividades político-sociais e em conselhos de direito, demonstrando um alto grau de envolvimento em várias instâncias de atuação na sociedade. Dos 43 inscritos, 16 declararam que são filiados a algum partido político.

Cerca de 77 % dos cursistas possuem formação acadêmica em nível superior já concluídas, sendo que 10 deles já possuem o nível de especialização em suas respectivas áreas de atuação profissional.

A seleção dos cursistas é feita pela indicação Escolas de Fé e Política locais e regionais do Brasil ou por meio de entidades e organismos parceiros do CEFEP, como o CNLB que, além de indicar, custeia 4 cursistas na edição desse ano.

O Secretário Executivo do CEFEP, Padre Paulo Adolfo Simões destaca a importância da realização do curso nesta atual conjuntura política e social do país e reforça:

“Consideramos importantíssima essa formação política para cristãos nesse momento da história do Brasil. É uma contribuição que a Igreja Católica oferece e que é importante para que os participantes sejam multiplicadoras em suas bases”.