O Centro Nacional de Fé e Política ‘Dom Helder Camara’ (CEFEP), representado por sua coordenadora pedagógica, Odete Mioto, participou nos dia 07, 08 e 09 de novembro do Seminário de Autoproteção de Pessoas e Comunidades no Contexto da Pandemia. O evento, organizado pela Secretaria de Política Agrária da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), contou com a presença de lideranças de várias instituições voltadas para a defesa dos Direitos Humanos e pessoas e comunidades ameaçadas.

Coordenadora pedagógica do CEFEP, Odete Mioto. Foto: Arquivo Pessoal.

Ato de Instalação da Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo. Foto: Gabriella Avila
Durante o seminário, os participantes se integraram ao ato de Instalação da Comissão Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo. Instituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de decreto assinado durante 7ª Marcha das Margaridas, em 16 de agosto de 2023, a Comissão Nacional foi instalada oficialmente na última quarta-feira, dia 8, em ato de lançamento realizado em Brasília, na sede do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Ao final do evento foi aprovada a Carta de Brasília, uma Carta Aberta com considerações levantadas no Seminário, assinada pelas organizações participantes. Leia na íntegra clicando aqui.