Pular para o conteúdo
Início » Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) realiza 7º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) realiza 7º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

No último sábado, 11 de novembro, a Quadra do Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, localizada no bairro Lagoinha, Belo Horizonte, foi palco do 7º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. O evento, que ocorreu das 8h às 13h, reuniu centenas de cristãos de diversas denominações, incluindo presbiterianos, católicos e espíritas Kardecista, Umbandistas e Candomblecistas, além de prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas.

Objetivo e Contextualização

O encontro teve como objetivo principal mobilizar a comunidade para o 12º Encontro Nacional de Fé e Política, programado para abril de 2024, em Belo Horizonte. Sob o título oficial de “7º ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DE FÉ E POLÍTICA,” o evento foi organizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, através do Vicariato de Ação Social, Política e Ambiental, pelo Movimento Nacional de Fé e Política, juntamente com as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e pelo o Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP).

Programação

O evento teve início com o credenciamento às 8h, seguido pela mística de abertura. A programação incluiu uma mesa de diálogo e provocações, destacando a pastora Sônia Rosa Faria, o teólogo Padre Élio Gasda e o professor Vinícius Borges Gomes. Temas como amizade social, encantamento da política e a comunicação na esfera política e religiosa foram  abordados.

Representatividade Territorial

O encontro contou com a representação de 23 cidades da região metropolitana, sendo:

1. Belo Horizonte,

2. Ibirité;

3. Ribeirão das Neves;

4. Belo Vale; 5. Betim;

5. Bonfim; 6. Brumadinho;

7. Contagem; 8. Esmeraldas;

9. Moeda; 10. Confins;

11. Lagoa Santa;

12. Pedro Leopoldo;

13.  Sabará;

14. Santa Luzia;

15. São José da Lapa;

16. Vespasiano;

17. Caeté;

18. Nova União;

19. Raposos;

20. Brumadinho;

21. Mário Campos;

22. Rio Acima

23. Sarzedo.

O evento contou também com a presença de todas as regiões episcopais da arquidiocese: a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), a Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp) e a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser).

Apoio Político e Institucional

O evento contou com o apoio de diversos mandatos políticos, incluindo o deputado estadual Marquinho Lemos (PT), o deputado estadual Leleco Pimente (PT), a deputada estadual Ana Paula (REDE), o deputado federal Miguel Ângelo (PT), o deputado federal Padre João (PT) e o deputado federal Rogério Correia (PT).

Preparativos para o 12º Encontro Nacional e conclusão

No decorrer do evento, Durval Ângelo, representante e fundador do Movimento Nacional de Fé e  Política e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), motivou os presentes a organizar a cidade para receber o 12º Encontro Nacional de Fé e Política, previsto para abril de 2024.

O evento deu voz a diferentes perspectivas, promovendo o diálogo inter-religioso e a união em prol de uma sociedade mais justa e solidária. O próximo passo será a preparação para o Encontro Nacional, com expectativas de receber aproximadamente 4 mil pessoas de todo o país.

Para mais informações sobre o 12º Encontro Nacional de Fé e Política em abril de 2024, as inscrições e a programação, acesse o site oficial do evento:  https://fepolitica.org.br/12oencontro-nacional/.

O encontro foi encerrado com uma fala inspiradora do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que provocou reflexões sobre o papel da igreja na sociedade atual e a necessidade de encantar a política e a igreja por meio da amizade social e da busca pela justiça.

Com informações de Rodrigo Marzano Antunes Miranda – CEFEP