O Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, recebeu na última quarta-feira, 13 de setembro, a Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM). Durante o encontro, o cardeal propôs aos bispos o desafio de assumir a responsabilidade de educar as novas gerações para a arte da política “que é a arte de servir”.
Estiveram presentes na reunião o presidente do CELAM e arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler; dom José Luis Azuaje, primeiro vice-presidente e arcebispo de Maracaibo, Venezuela; dom José Domingo Ulloa, segundo vice-presidente e arcebispo da Cidade do Panamá; dom Santiago Rodríguez, presidente de assuntos econômicos e bispo de San Pedro de Macorís, República Dominicana; dom Lizardo Estrada Herrera, secretário-geral e bispo auxiliar de Cuzco, Peru; e padre Pedro Brassesco, secretário-geral adjunto, sacerdote da diocese de Gualeguaychú, Argentina.
Educar para a arte da política
De acordo com dom José Domingo Ulloa, na América Latina e no Caribe existem “realidades diferentes, mas não distantes”, por isso “devemos responder e acompanhar” e “ver o que nos une”. O arcebispo panamenho disse ainda que isso só é possivel com “com a responsabilidade de que podemos educar as novas gerações para a ‘arte’ da política, que é a arte de servir, porque a partir dessa perspectiva também podemos promover a mudança de que a América Latina e o Caribe precisam”.
Confira no vídeo abaixo um depoimento de dom José Domingo Ulloa sobre a reunião:
Com informações e foto do CELAM.