Pular para o conteúdo
Início » CEFEP inicia 4° edição da Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas com a inscrição de 176 novos cursistas

CEFEP inicia 4° edição da Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas com a inscrição de 176 novos cursistas

Luiz Henrique Ferfoglia Honório

Luiz Henrique Ferfoglia Honório

Serviçode Comunicação do CEFEP

Teve início no último dia 04 de setembro de 2023 a 4° edição da Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas promovido pelo CEFEP em parceria com a Comissão Episcopal para a Ação Sócio Transformadora da CNBB – CEPAST, Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, União Marista do Brasil – UMBRASIL e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB.

A solenidade de abertura contou com a presença de Dom José Valdeci Santos Mendes, Bispo da Diocese de Brejo/MA, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, Padre Paulo Adolfo Simões, Secretário-Executivo do CEFEP, Daniel Seidel, Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP e Frei Olávio Dotto, assessor da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB. Dom Geovani Pereira de Melo, Bispo de Araguaína/TO e presidente do CEFEP e Sônia Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, justificaram suas ausências devido a outros compromissos.

A 4° edição será realizada novamente de forma remota, utilizando-se de plataformas que possibilitam as transmissões das aulas online, como também da plataforma Moodle que possibilitam aos estudantes o acesso a todo material utilizado na capacitação e as atividades propostas durante o curso. A meta de inscrições estabelecida para essa edição era de 150 cursistas, porém, o número final registrou 176 e todos foram admitidos.

O PERFIL DA 4° TURMA DE CAPACITAÇÃO

O conjunto dos cursistas apresenta alguns dados interessantes que merecem ser destacados. Eles vêm de setenta (70) arqui/dioceses de todo o Brasil (25%) do total de circunscrições eclesiásticas do Brasil, pertencentes a 18 dos 19 Regionais da CNBB. O único regional que não teve inscrições nessa edição é o Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul). O regional Sul 1 é o que possui o maior número de inscritos com trinta e um (31) estudantes matriculados, seguido pelo regional Sul 2 com vinte (20). São 101 municípios diferentes nessa edição e esse dado é extremamente importante, já que é nessas instâncias que se iniciam as primeiras as ações destes Conselheiros.

A quarta turma é predominantemente formada por pessoas na faixa etária dos 30 a 59 anos (74% do total) e que também registra a presença de 15% de pessoas acima dos 60 anos e de 10% de jovens entre 17 a 29 anos. Dentre este público, a grande maioria é formada por mulheres que representam quase 64% do total, mostrando a grande força e o interesse do público feminino pelo tema.

Grande parte do público é formada por cristãos leigas e leigos (85%), mas nota-se também a presença de padres, seminaristas, religiosos e diáconos permanentes. Outro ponto de destaque é a participação de pessoas de outras denominações religiosas cristãs, oriundos das Igrejas Quadrangular, Metodista, Presbiteriana e Batista. Há ainda pessoas sem nenhuma vinculação com alguma instituição religiosa.

São pessoas que já atuam ou atuaram em algum momento como Conselheiros de Políticas públicas nas instâncias municipal, estadual e até a nível Nacional. Os conselhos com maior número de atuação é o da Saúde, Assistência Social, da proteção e defesa da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa e do Conselho de Educação.

SOBRE OS OBJETIVOS DA CAPACITAÇÃO

O principal objetivo da capacitação oferecida é que os participantes possam se tornar agentes multiplicadores em suas respectivas arqui/dioceses e em suas localidades. A intenção é que essa capacitação possa formar ao menos um representante de cada Diocese do Brasil. Com essa edição, a conclusão dos participantes pode elevar o patamar de dioceses atendidas para 61%, representando um aumento de 10% das 3 edições anteriores. Muitas dioceses que já foram contempladas, continuam a enviar novos agentes para essa capacitação.