Luiz Henrique Ferfoglia Honório
Editor
O Regional Oeste 1 da CNBB (estado do Mato Grosso do Sul) se reuniu no último dia trinta e um de maio, de forma remota, para conversar sobre o projeto de continuação da Escola Regional de Fé e Política iniciado no biênio 2021/2022, então, sob a responsabilidade da arquidiocese de Campo Grande/MS. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Oeste 1
Participaram da reunião Dom Luiz Gonçalves Knupp bispo de Três Lagoas e referencial para o Laicato no regional, Pe. André Márcio Nogueira de Sousa, secretário do Regional Oeste 1, Pe. Paulo Adolfo Simões e Odete Mioto Rigato da secretaria executiva do CEFEP, Renê Mioto representante da Região Centro Oeste na coordenação executiva do CEFEP, padre Fábio Antunes do Nascimento, secretário adjunto do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, Fátima Ferre representante do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Alcides Marques Júnior e Cristiana Oliveira representantes da Comissão Nacional de Fé e Política do próprio organismo no Brasil e Edivaldo Bispo Cardoso, representante da Comissão Regional de Justiça e Paz – CBJP.
A nova proposta metodológica e de funcionamento visa adaptar os conteúdos programáticos utilizados na primeira experiência, quando o curso foi realizado de forma completamente remota, para um modelo híbrido que contemplará estudo dirigido por meio de encontros online e encontros presenciais. A opção pelo formato híbrido tem a finalidade de expandir a discussão e a atuação dos cristãos leigos e leigas no mundo da política e na sociedade, possibilitando a participação dos membros das demais dioceses que compõem o regional Oeste 1.
Após a apresentação do projeto da escola, metodologia, conteúdo programático e calendário, o mesmo foi aprovado. A proposta inicial é que a aula inaugural aconteça no mês de julho ou agosto, tendo como assessor o Pe. Paulo Adolfo Simões.
Todas as dioceses do Regional receberão o convite para motivar a participação de seus fiéis.