Pular para o conteúdo
Início » ESCOLA DE FÉ E CIDADANIA DOM JOSÉ GOMES E O ENCANTAR A POLÍTICA NO REGIONAL SUL 4 DA CNBB

ESCOLA DE FÉ E CIDADANIA DOM JOSÉ GOMES E O ENCANTAR A POLÍTICA NO REGIONAL SUL 4 DA CNBB

Os alunos da Escola de Fé e Cidadania Dom José Gomes do Regional Sul 4 da CNBB, estado de Santa Catarina, em parceria com o CNLB Regional e as Pastorais Sociais, estão realizando três Encontros Interdiocesanos. A finalidade desses encontros é multiplicar o aprendizado da escola e articular outras pessoas, pastorais e movimentos sociais em torno do tema Fé e Política e do projeto Encantar a Política. Esses encontros são custeados pelo Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB com o objetivo de capacitar lideranças para assessorias em temas da dimensão social da fé.

Durante os dois dias do Encontro Interdiocesano os participantes trabalham e debatem três pontos:

  1. Conjuntura econômica, política, social e eclesial na qual se está inserido e que reflete diretamente no agir pastoral e social das lideranças;
  2. O caderno Encantar a Política buscando apontar quais os espaços da Igreja e da sociedade onde se pode replicar os estudos e a dinamização desse conteúdo.
  3. Resgate histórico das experiências de escolas locais e formação para leigos com especial atenção para aquelas que estudavam Fé e Política, Fé e Cidadania, Ética e Cidadania, Fé e Doutrina Social da Igreja e outras que tinham o objetivo de capacitar agentes para agir na política, nos sindicatos etc. A Igreja de Santa Catarina já foi muito rica em escolas com esse perfil. Praticamente todas as dioceses em algum momento faziam esse tipo de formação. Após o levantamento histórico os grupos apontam novos sonhos, desafios e possibilidades para sua diocese.

Uma ação concreta que já está saindo dos interdiocesanos é a criação de uma equipe com representantes de todas as dioceses do Regional Sul 4, com a missão de estudar e reescrever o Quinto Capítulo do Caderno Encantar a Política. Manter o princípio do Caderno, mas atualizar para as eleições municipais de 2024 na realidade catarinense.

Dois dos Interdiocesanos aconteceram nos dias 25 e 26 de fevereiro e um nos dias 4 e 5 de março. Todos os encontros foram um rico momento de esperanças, troca de experiências e vivência da espiritualidade comprometida com uma nova sociedade.  Juntaram-se pessoas que estão a bastante tempo na caminhada com jovens que estão iniciando agora sua missão.

Ao final dos três interdiocesanos será compilado um relatório que dará sua para a Ação Sociotransformadora da Igreja em Santa Catarina.

Valsoni Celestino (Lico)

Escola Dom José Gomes