No final de semana de 2 a 5 de fevereiro aconteceu em Brasília, na Casa “Dom Luciano”, anexa ao CCM, a assembleia do Movimento Nacional de Fé e Política – MNF&P. O CEFEP foi representado pelo secretário executivo Pe. Paulo Adolfo, pela coordenadora pedagógica Odete Rigato Mioto e por Renê Mioto, representante da região Centro Oeste na coordenação executiva do Centro. O encontro contou com a presença de nomes conhecidos do movimento, inclusive seus fundadores como Pedro Ribeiro, Terezinha Toledo, Terezinha Baldissani, Marcelo Barros, Frei Betto, Carlos Verezza, Daniel Seidel, Ivo Lesbaupin, Durval Ângelo entre outros. Contou ainda com lideranças políticas que participam do movimento como deputados Chico Alencar, Pastor Henrique Vieira (PSOL) e Miguel Ângelo (PT), bem como Gilberto Carvalho, atual secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (PT). Reuniu ao todo mais de setenta pessoas representando todas as regiões do Brasil e a maioria dos estados. Todas lideranças que atuam em seus territórios na perspectiva de Fé e Política.
A assembleia teve uma “leveza” especial contando com a animação mística de Zé Vicente, Marcelo Barros, Francisco e Raquel Passos que contribuíram para que os participantes mergulhassem num ambiente celebrativo que trouxe o Evangelho numa perspectiva libertadora. Os três dias de encontro foram intensos e também de fortalecimento dos laços de amizade entre os participantes mais antigos do movimento e os novos que vão chegando.
Segundo Renê Miotto:
O último encontro com esse povo comprometido com fé e vida se deu em fevereiro de 2020 no Espírito Santo/ES e logo em seguida vivenciamos as agruras e desafios do período pandêmico. Tivemos que nos reinventar para “não deixar cair a profecia” e foi possível manter e inovar com trabalhos através da internet e as redes sociais. Mas nada substitui a alegria desse encontro pessoal e reafirmar o esperançar num Brasil melhor com vida para todos.”
Numa dinâmica participativa que contou com uma análise de conjuntura partilhada, diversos trabalhos em grupos e plenárias enriquecedoras, pode avaliar com profundidade o momento político em que vivemos, suas implicâncias para a fé cristã e tirar diretrizes para a continuidade das atividades do movimento para os próximos tempos. Da mesma forma avaliou-se como o novo governo comandado pelo presidente Lula está se colocando no atual quadro da emergência de um conservadorismo violento que usa a religião como moeda eleitoral e política, do recrudescimento da polarização violenta e esgarçamento da democracia liberal e das instituições republicanas e democráticas.
O objetivo do encontro foi avaliar a caminhada do movimento nos últimos três anos e aprovar as prioridades e o formato da coordenação que balizarão suas atividades no próximo triênio. Ao cabo de muitas e frutuosas discussões em ambiente fraterno, alegre e dinâmico a assembleia apontou que a caminhada vindoura se fará priorizando a formação, a juventude e o trabalho de base com nova metodologia, inserindo-se mais corajosamente nas redes sociais. E apontou a comunicação como uma prioridade transversal.
Uma boa surpresa é que o esforço da coordenação da assembleia em promover a participação de jovens no evento culminou no que chamamos de “Levante Jovem na Assembleia”. Um grupo de jovens bastante atuantes nas bases o foi igualmente durante o encontro e reivindicou assento na coordenação do movimento, o que foi aprovado.
Cabe agora ao CEFEP, sobretudo à articulação das Escolas Locais e Regionais de Fé e Política e Fé e cidadania, continuar dando sua contribuição como parte desse imenso rio que vai recebendo seus diversos afluentes, chamado Movimento Nacional Fé & Política.