Pular para o conteúdo
Início » CEFEP amplia parcerias e campo de atuação

CEFEP amplia parcerias e campo de atuação

A sociedade atual é cada vez mais conhecida como sociedade em redes. Organizações que trabalham temas afins cada vez mais se unem em iniciativas de interesse comum, o que as potencializa. As chamadas “parcerias” possibilitam realizações que sozinhas cada instituição teria dificuldade em executar, mas juntas o fazem com maior facilidade.  Também o CEFEP desde o seu nascimento estabelece parcerias.

No final de 2020 o CEFEP contribuiu na fundação da Rede Brasileira de Fé e Política, a REFEP, à qual passou a integrar. A Rede reúne além do CEFEP, representações de Escolas de Fé e Política que tem incidência nos Regionais da CNBB, além de Escolas vinculadas à Igreja Batista, do Núcleo de Estudos Sociopolítico da PUC-Minas – NESP, do Movimento Nacional de Fé e Política – M&FP, do ISER Assessoria, do Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e a Educação Popular – CESEEP, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o CONIC, do Conselho Nacional de Fé e Política – CNLB, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP. Esse grupo se prepara para oferecer materiais e subsídios destinados ao processo eleitoral que acontecerá no ano de 2022, repetindo a iniciativa realizada com sucesso nas últimas eleições municipais.

Além da oferta maior de cursos realizados pelo CEFEP, as parcerias viabilizam também a possibilidade de obtenção de bolsas de estudo de cursos oferecidos pelas entidades parceiras, como é o caso da parceria com o Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e a Educação Popular, o CESEEP. As bolsas são repassadas às Escola e grupos locais que possuem articulação com o Centro. Ao CEFEP, cabe a colaboração no processo de divulgação junto a sua rede de contatos.

 

Especialização no Compêndio da Doutrina Social da Igreja

Na mesma linha de apoio na divulgação de cursos realizados por entidades parceiras, destaca-se também a parceria junto a Faculdade João Paulo II, a FAJOPA, da Diocese de Marília/SP, que oferece um curso de capacitação do Compêndio da Doutrina Social da Igreja. A Faculdade fornece certificado de extensão reconhecido pelo MEC, destinado a aqueles e aquelas que cumprem os requisitos necessários dessa capacitação. Importante destacar que o Padre Antônio Aparecido Alves, o Padre Toninho, que ministra o curso, é professor do CEFEP e também integrante da Rede de Assessores da entidade.

 

Sobre a parceria com a PUC-Rio

Falando dos cursos administrados pelo CEFEP e que contam com parcerias nas suas realizações, destaca-se o já tradicional curso de especialização em Fé e Política para cristãos leigos e leigas que tem como importante apoio neste projeto, a parceria com a PUC-Rio. A Pontifícia oferece todo o suporte tecnológico com a plataforma de ensino a distância, além de fazer a certificação reconhecida pelo MEC aos concluintes do curso que tem 2 anos de duração.

 

Parceria para futuro projeto

Uma outra parceria é a que começa a ser estabelecida entre CEFEP, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP e a Universidade Católica de Pernambuco, a UNICAP. À partir de 2022 essa parceria possibilitará uma especialização em Doutrina Social da Igreja destinada a agentes de pastorais sociais e que contará também com a possibilidade de certificação junto ao MEC.

 

Entidades parceiras desenvolvem capacitação em Políticas Públicas

A Comissão Sociotransformadora da CNBB também é parceira juntamente com outras entidades como a Pastoral da Criança, a União Marista do Brasil – UMBRASIL e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, que administram juntamente com o CEFEP, uma capacitação para Conselheiras/os de Políticas Públicas que já está em sua terceira edição. O Conselho Nacional do Laicato do Brasil – o CNLB e os regionais da CNBB contribuem consideravelmente com o projeto ao mobilizar seus agentes para essa capacitação. Em 2021, a parceria conjunta passou a oferecer ainda uma outra capacitação destinada aos formandos da capacitação anterior, sobre o Controle do Orçamento Público.

 

CEFEP é entidade parceira da REPAM e demais entidades em campanha de alcance nacional

Outra parceria de destaque ao qual o CEFEP se faz presente é na capacitação da Campanha: A VIDA POR UM FIO, campanha que nasce do diálogo da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, a REPAM e da Comissão Sociotransformadora da CNBB com entidades que atuam na proteção de lideranças e comunidades ameaçadas pela sua atuação e militância na defesa dos Direitos Humanos.

A Campanha visa promover o fortalecimento das articulações entre as entidades parceiras, além de colocar em evidência a gravidade e à intensificação da violência contra os agentes acima citados, expondo as situações de riscos e ameaças as quais essas pessoas estão submetidas.

O CEFEP como uma das entidades parceiras do projeto, colabora no processo de divulgação da Campanha, além de atuar de forma mais direta na etapa de Capacitação das lideranças locais e das comunidades.