Dom Giovane Pereira de Melo que é o presidente do CEFEP e da Comissão do Laicato da CNBB, assumiu, no último dia 15 de abril, a recém-criada diocese de Araguaína/TO, como seu primeiro bispo. A representação da coordenação do CEFEP à celebração foi feita por Odete Mioto Rigato, coordenadora pedagógica, Renê Mioto, representante da região Centro Oeste na coordenação executiva do Centro e Pe. Paulo Adolfo Simões, secretário executivo. A ocasião proporcionou ainda encontrar os cefepianos Geraldo e Leidivan, ambos de Araguaína e também Ulysses Gomes, deputado estadual de Minas Gerais, que juntamente com Leninha, também deputada estadual e 1ª vice presidente da Assembleia Legislativa mineira.
A instalação canônica aconteceu em dois momentos diferentes da cidade sede da nova circunscrição eclesiástica, Araguaína. Na noite do dia 14 houve, no espaço da Faculdade Católica do Tocantins, aconteceu uma cerimônia laica com homenagens do povo à nova diocese e falas de representantes dos cristãos leigos e leigas, padres e autoridades civis, bem como apresentações musicais da região. No dia 15 aconteceu a celebração Eucarística às 17 horas na catedral provisória na paróquia São Sebastião. Os fiéis vindos das paróquias da nova diocese e de outros lugares em grande número manifestaram sua alegria e contentamento pela criação da diocese.
Fizeram-se presentes também todos os bispos do regional Norte 3 da CNBB (estado do Tocantins, a prelazia de São Félix do Araguaia – MT e de Conceição do Araguaia – PA) ao qual pertence a nova diocese e de dioceses vizinhas do estado do Maranhão. A presidência da CNBB foi representada por Dom Joel Portella Amado, secretário geral de então. Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas, presidiu a posse, conduzindo a Celebração Eucarística até a leitura dos documentos pontifícios da criação da nova diocese e nomeação de Dom Giovane como bispo. Em seguida Dom Giovane, já na condição de bispo diocesano, assumiu a presidência ao termo da qual dirigiu suas primeiras palavras aos seus diocesanos, ao clero local e aos visitantes.
Araguaína é a diocese de número 279 do Brasil, que já é a maior conferência episcopal do mundo. Foi criada com território desmembrado em sua maior parte da diocese de Tocantinópolis, da qual Dom Giovane era titular, e três paróquias da diocese de Miracema do Tocantins. A recém-nascida Igreja Local poderá ter em breve, juntamente com sua diocese mãe, Tocantinópolis, um santo: Pe. Josimo Tavares, do clero local, coordenador da Comissão Pastoral da Terra – CPT local, assassinado em 10 de maio de 1986 em Imperatriz, no Maranhão. Ser diocese era um sonho antigo da Igreja do norte do estado do Tocantins pelo qual Dom Giovane sem empenhou desde o início do seu episcopado na região.
A Coordenação Ampliada do CEFEP deseja a Dom Giovane um fecundo pastoreio em Araguaína e ao povo da nova diocese uma feliz caminhada evangelizadora e testemunhal.