Pular para o conteúdo
Início » Cefep promove Seminário Nacional com Escolas de Fé e Política 

Cefep promove Seminário Nacional com Escolas de Fé e Política 

  • por

Nos dias 26 a 28 de abril, reuniu-se em Brasília, na Casa de Retiro Assunção, representantes das Escolas de Fé e Política e/ou Fé e Cidadania de todas as regiões do Brasil, articuladas com o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP).

Com o tema “Rumo aos 20 anos do Cefep: memória, profecia e esperança”, o encontro teve como objetivo preparar para a celebração dos 20 anos do Cefep, em 2025. As escolas também apresentaram as suas realidades, com desafios, potencialidades e esperanças. Num olhar conjuntural sobre a relação fé e política, o Seminário voltou-se para a compreensão acerca das redes influenciadoras do pensamento político conservador na Igreja e na sociedade.

Fomos contemplados com a apresentação de análise de conjuntura da realidade social especialmente na dimensão política na perspectiva da influência religiosa e filosófica de lideranças ultraconservadoras na dimensão da religião cristã, e ao mesmo tempo capitalista, indiferente as realidades das dificuldades dos carentes excluídos e marginalizados. Essa influência religiosa tem firmado na política o crescimento nas bases dos apoiadores de ultradireita, enrijecidos a solidariedade com os mais pobres fragilizados e marginalizados e com as outras correntes religiosas diferenciadas de suas visões (Dolaine Regina – Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania dom Amaury Castanho | Diocese de Jundiaí-SP).

Para bem celebrar a memória da caminhada do Cefep, o seminário foi enriquecido com a presença do padre Ernanne Pinheiro, fundador do Cefep e primeiro secretário executivo. Ernanne, “memória viva”, como muitos o chamam, fez um resgate histórico do Cefep destacando com muita emoção a motivação embrionária e os principais momentos, atividades e publicações. A professora Odete Mioto, coordenadora pedagógica, contribui com a memória. A partilha das “memórias coletivas”, de pessoas que participaram desde as primeiras turmas do Curso de Formação Política mostrou o quão forte é o sentimento de pertencimento ao Cefep a partir do Curso ou das escolas é destacado nas partilhadas das pessoas. 

Na mesma abordagem, foi o momento de revisitar o planejamento estratégico do Cefep, rever as atividades e discutir os desafios. O grupo discutiu também propostas/estratégias de atuação do Projeto Encantar a Política nas bases. Esse projeto consiste em contribuir na formação do pensamento crítico do eleitorado; curso de planejamento de campanhas populares; e, engajamento e apoio a candidaturas populares. A Revista Casa Comum , 8ª edição, tem todo o seu conteúdo dedicado ao Projeto Encantar a Política.

 

O encontro refletiu também sobre as atividades do Cefep que estão em andamento. Dentre elas, a abertura da 10ª turma do Curso de Formação Política, para janeiro de 2025, cujas inscrições ocorrerão de agosto a outubro deste ano.  

Coordenação Ampliada

Na mesma ocasião, a coordenação ampliada do Cefep, composta por representantes dos regionais, seguindo a mesma configuração dos regionais da CNBB, conversou sobre as demandas pertinentes à sua função. Dentre as principais questões, destaca-se a atualização do mapeamento das escolas, para melhor atender às necessidades das mesmas.

Dimensão ecumênica

No decorrer dos anos, o Cefep fortaleceu a sua dimensão ecumênica. Algumas escolas de confissão evangélicas Batista também integram a Rede de Escolas Articuladas com o Cefep. No Seminário, e nas estruturas de coordenação do Cefep, contamos com a presença de representantes dessas Igrejas.

Está nesse encontro é viver a partilha da profecia em nossas vidas. É olhar para os rastos e desejar permanecer no caminho deixando novos rastos. É reacender a chama do “esperançar” e sairmos acendendo novas fogueiras e aquecendo novos corações. Sigamos (Neucira Moraes – Escola dos Sertões de Fé e Política | Igreja Batista de Coqueiral). 

Rumo aos 20 anos!

Rumo aos 20 anos! Os participantes discutiram também propostas de atividades para celebrar os 20 anos do Cefep, em 2025. As atividades acontecerão desde as bases (escolas) até a culminância no Seminário nacional nos dias 29 a 31 de agosto de 2025, em Brasília. A programação das atividades dos 20 anos será sistematizada e disponibilizada para as escolas e todas as organizações parceiras do Cefep. 

A avaliação apontou bastante positividade do seminário, tais como: a representatividade das escolas de todas as regiões e 17 estados brasileiro; os temas tratados; a metodologia e organização; presença de pessoas que estão no exercício legislativo e pessoas que são pré-candidatas; a memória do Cefep; a mística, unidade e integração. O grupo também lamentou a ausência de outras escolas que não conseguiram vir por dificuldade com recursos. 

A luta continua…

Para seguir no compromisso de acompanhar e apoiar as escolas de fé e política, será realizada, com a ajuda da coordenação ampliada, a atualização do mapeamento das escolas e realização de reuniões virtuais, bimestralmente, para tratar de temas da conjuntura política e da fé, bem como partilhar as ações das realidades. A Rede de Assessores também seguirá discutindo em reuniões virtuais sobre as produções de conteúdo e assessorias demandadas pelo Cefep e as escolas locais. Nos comprometemos em continuar buscando recursos para realização do seminário presencial com a Rede de Assessores, ainda neste ano. 

Texto: Jardel Lopes | Secretário Executivo do Cefep.