Pular para o conteúdo
Início » I Encontro das Escolas de Fé e Cidadania São Romero da Diocese de Limoeiro do Norte-CE

I Encontro das Escolas de Fé e Cidadania São Romero da Diocese de Limoeiro do Norte-CE

  • por

No dia 24 de fevereiro, aconteceu o I Encontro das Escolas de Fé e Cidadania São Romero da Diocese de Limoeiro do Norte-CE. Participaram cerca de 140 pessoas das 16 escolas formadas e 3 em processo de formação, vindas de 13 paróquias da diocese; também houve a participação de alguns membros do Movimento Igreja em Saída da Arquidiocese de Fortaleza e uma representação da Cáritas Regional NE1. Foi um momento formativo, fraterno, celebrativo e avaliativo.


Na parte da manhã, após a oração e acolhida, houve uma formação sobre a dimensão social da fé nos profetas de Israel. Em seguida, as pessoas se dividiram em grupos, cada um tomando um profeta ou profetisa e conversando a partir de um texto seu que aborda a reflexão social. Logo após, as discussões foram socializadas em plenária.

Tanto a formação, como a socialização dos trabalhos em grupo foram acompanhadas de cânticos da caminhada que ajudaram a rezar e celebrar o compromisso com os pobres e com a justiça. Na parte da tarde, houve outro trabalho de grupo para avaliar a caminhada das escolas e pensar a celebração do seu padroeiro, São Romero, e a participação na Romaria da Chapada, evento que além de recordar o assassinato de um companheiro da caminhada, ainda é momento para dar visibilidade as lutas da região e fortalecer as mesmas.

As Escolas de Fé e Cidadania são, portanto, um espaço e um processo de sensibilização, formação e mobilização de lideranças de comunidade e agentes de pastoral para a dimensão social da fé. Isso a partir do ensino social da Igreja, em colaboração com os movimentos e as organizações populares, na luta pelos direitos dos pobres e marginalizados, buscando construir uma sociedade mais justa e fraterna, sinal do Reinado de Deus. Ela leva o nome de São Oscar Romero que é uma grande referência na América Latina e no mundo de cristão e pastor comprometido com a dimensão social da fé, a ponto de entregar sua própria vida na defesa dos pobres e oprimidos como expressão, exigência e consequência de sua fé em Jesus Cristo.

Texto: Articulação das Escolas | Diocese de Limoeiro do Norte