Com o tema ‘A Amizade Social e o Encantar a Política’, entre os dias 17 e 19 de novembro aconteceu o 2º Seminário Regional das Escolas de Fé e Política do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende ao estado do Paraná. O encontro foi realizado na Casa Diocesana de Evangelização São Paulo Apóstolo, em Ponta Grossa (PR) e contou com aproximadamente e contou com cerca de 25 participantes vindos das dioceses de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Maringá, São José dos Pinhais, Guarapuava, Caxias do Sul e da anfitriã, Ponta Grossa.
De acordo com a equipe organizadora, os principais objetivos do Seminário foi propiciar uma maior interação e troca de experiência das Escolas e das lideranças do Regional Sul 2 entre si e com o CEFEP; refletir sobre o tema com a assessoria do CEFEP, construindo ao menos uma ação comum para ser desenvolvida pelas Escolas durante 2024, e, fomentar o surgimento novas Escolas de Fé e Política no Regional, além de escolher o próximo representante do Regional para a coordenação ampliada do CEFEP, representando o Regional Sul 2 da CNBB.
Presença do CEFEP
Representando a coordenação do Centro Nacional de Fé e Política ‘Dom Helder Camara’ (CEFEP), o secretário executivo padre Paulo Adolfo Simões e a integrante da Coordenação Executiva como representante da Região Sul (PR, SC e RS), Rita Casiraghi Moschen, estiveram presentes no Seminário dando continuidade ao projeto financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade – FNS, que busca aproximar o CEFEP das escolas e articulações locais.
A primeira visita aconteceu no mês de maio de 2023 na Escola de Fé e Política ‘Martin Luther King Junior’ da Igreja Batista de Coqueiral em Recife (PE). A segunda, no mês de julho, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste da estado do Amazonas. A terceira, em setembro, na Escola Dom José Gomes, do Regional Sul 4 da CNBB, em Santa Catarina. Já a quarta foi às Escolas da Bahia, no mês de outubro, na Diocese de Camaçari.
Assessoria
Padre Paulo Adolfo Simões, secretário executivo do CEFEP, foi o responsável pela assessoria do Seminário no sábado à tarde (18). O padre abordou suas considerações na linha da Fratelli tutti, a Amizade Social, que é também o tema da Campanha da Fraternidade do ano que vem.
“Refleti com eles a partir do caderno Encantar a Política, que já traz uma versão mais abrasileirada dessa proposta, dessa convocação do Papa Francisco, e, falei também do projeto Encantar a Política, como foi concebido, construído, quais as suas intenções e os resultados obtidos na primeira edição para a eleição passada e o que temos programado para as eleições 2024”, disse padre Paulo em entrevista ao site da Diocese de Ponta Grossa.
O padre disse ainda na entrevista, que “o Seminário é importante para reforçar as Escolas. Cada uma tem uma experiência, para fazer a partilha dessas experiências. Um evento como esse sempre deve trazer gente nova para não continuar falando sempre para os mesmos. É necessário fazer isso, mas totalmente insuficiente. Vi gente nova aqui hoje. Para a coordenação do CEFEP é muito interessante fazer esse contato com as bases para ver como de fato as coisas acontecem”, ressaltou padre Paulo.
Articulação
Atualmente estão em funcionamento seis Escolas de Fé e Política no estado do Paraná. Aqui no site do CEFEP você encontra quais são e a rede de contato com as coordenações. Para acessar saber mais, clique aqui.
Nova Representação
“A expectativa é contribuir para o desenvolvimento do movimento das Escolas de Fé e Política no Regional Sul 2 e na Região Sul, como um todo”, afirmou Claudimar Barbosa em entrevista ao site da Diocese de Ponta Grossa. Claudiomar é coordenador da Escola de Fé e Política Magnifcat, da Diocese de Ponta Grossa e vai assumir uma nova missão em 2025. Ele foi escolhido o novo representante do Regional Sul 2 na Coordenação Executiva Ampliada do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP). Atualmente, o representante do Regional Sul 2 na Coordenação Executiva, é Tales Falleiros Lemos, que permanece no serviço até o final de 2024.
CEFEP com informações da ASCOM da Diocese de Ponta Grossa.
Fotos: ASCOM Diocese de Ponta Grossa e Rosângela Rigoni.