Com o objetivo de formar multiplicadores que atuam nas bases em todas as regiões do país, na última segunda-feira, 27 de novembro, ocorreu a cerimônia de encerramento da 4ª edição do Curso de Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas. Iniciado em 04 de setembro de 2023, a realização do curso é uma parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), o Centro Nacional de Fé e Política ‘Dom Helder Câmara (CEFEP), Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), União dos Maristas do Brasil (UMBRASIL) e o Vida e Juventude.
São 84 participantes que agora se unem aos formados das outras três edições do curso, comprometidos com a transmissão e multiplicação dos saberes compartilhados nestes três meses de duração. Em sua maioria, os participantes já atuam ou atuaram como Conselheiros de Políticas Públicas nas instâncias municipal, estadual ou nível nacional. O funcionamento da 4ª edição se deu de forma remota com encontros semanais e acompanhamento pedagógico de assessores e equipe organizadora.
A cerimônia contou com a fala de abertura de dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB. Para dom Ricardo, a conclusão da 4ª edição do Curso entra para a história e para o compromisso da Igreja no Brasil com o bem comum. “Este curso já formou muitos, e se Deus quiser vai formar ainda mais. Ele marca a história da Igreja no Brasil, das comunidades eclesiais, dos municípios e das políticas públicas, que começam lá nas bases e atingem o país inteiro”, declarou dom Ricardo.
“Não tem como separar a fé da vida, o amor ao próximo e o compromisso social. É impossível dizer que amo o próximo se não sou capaz de trabalhar pelo bem comum. A vida de fé nos atrai de modo especial para o bem comum. E o bem comum aqui não é apenas para os cristãos. Não estamos falando de uma organização que se preocupa com apenas aqueles que estão ligados à Igreja, mas para o bem de todos. Não se trata de defesa de grupos afins. Se trata de uma defesa do ser humano integral. E de todos. Aqui não tem raça, não tem cor e nem credo. O bem comum não visa o interesse individualista. Mas sim de todos.” (Dom Ricardo Hoepers)
Já o bispo de Araguaína e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo, destacou que a conclusão de mais um turma do Curso de Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas ressalta a importância da continuidade destes processos formativos oferecidos neste âmbito. “Esta quarta edição demonstra a importância e o êxito das edições anteriores. Olhando um pouco os relatórios das outras edições, a gente viu que este curso dentro da dinâmica e das metas do CEFEP é um dos curso que alcançou uma grande maioria de lideranças das nossas dioceses. E este é o objetivo do curso: capacitar multiplicadores para que retornando para as dioceses, possam capacitar novos conselheiros e lideranças, de forma que a gente possa criar um corpo nas nossas bases, e na luta por políticas públicas na educação, saúde, segurança, transporte. O êxito desta quarta edição abre para o CEFEP e parceiros um novo horizonte no sentindo de continuarmos nesta dinâmica de formação”, concluiu dom Giovane.
Compromisso com a Democracia
Sueli Bellato, uma das facilitadoras do curso, fez um discurso de agradecimento em nome de todos os assessores. Ela destacou em sua fala que o curso de capacitação serviu de complemento para a atuação que os formados já realizam na prática. “O curso veio para capacitar a motivação que os formandos já tinham deste serviço do bem comum, à casa comum e ao próximo. Nós podemos lembrar a várias ocasiões em que nosso país houve declínio na nossa democracia. Cada vez que a democracia sofreu um declínio, também as políticas públicas sofreram. Então, recuperar este esperançar é o que faz dos formandos deste curso de capacitação diferentes de outros conselheiros”, pontuou Sueli.
Certamente tem muitas pessoas humanistas, que fazem o trabalho com muita dedicação. Mas os formandos deste curso levam, além de dedicação, a fé nas pessoas e nas condições que devemos ter para mudar a realidade. (Sueli Bellato)
Depoimentos dos participantes
“Estamos em 5 representaNtes da Diocese de Alto Solimões (AM). O curso foi de suma importância, para adquirir o conhecimento e continuar. Me impactou de forma muito positiva. Ele excedeu todas as expectativas. Primeiramente pela gama de conhecimento transmitida pelos assessores e pela convivência com a turma. Posso afirmar que estamos iniciando uma trajetória de sucesso no âmbitos de políticas públicas. No decorrer da minha vida profissional e pessoal, vou continuar levando todo o conhecimento adquirindo.” (Maria Nazaré Costa de Souza, da Diocese do Alto Solimões)
“Esse curso que estamos concluindo, veio somar e ser uma ferramenta a mais para o trabalho que nós já realizamos. Aprendi muito, aumentou meu conhecimento na área de Políticas Públicas. Quero por em prática, junto com o que eu já faço, trazendo para o povo aqui do sertão da Paraíba uma esperança. Estamos em uma região muito pobre e vulnerável, onde os poderes públicos não nos favorece. É bonito ver que no Brasil, não estamos sozinhos nesta caminhada, ainda tem pessoas que se preocupam com os mais necessitas, obedecendo aquilo que Jesus manda no Evangelho de Lucas: ‘A fé sem obras é morta’.” (Almir Pereira dos Santos, pastor presbiteriano na cidade de Souza, no alto sertão da paraíba)
“Enquanto aluna da Escola de Fé e Política, também do Centro Nacional de Fé e Política, tive o interesse de participar da capacitação para conselheiras e conselheiros. Assim como a especialização em fé e política, posso afirmar que é um curso com material teórico muito bom, que nos motiva realmente a participar de forma ativa das políticas públicas, entendendo nosso engajamento enquanto cidadãs e cidadãos, e o nosso compromisso também enquanto cristãs e cristãos, com as políticas públicas. Esta formação me motivou a estar ativamente participando de forma presente e compromissada com o Reino de Deus.” (Flávia Cristina dos Santos Alves, Rede Cristã de Advocacia Popular)
Planos de multiplicação
Ao final do curso, todos os participantes entregaram um ‘Plano de Multiplicação’ que deverá ser desenvolvido nas bases, dioceses ou localidades pelos formados da 4ª turma. Os planos foram desenvolvidos de forma individual ou coletiva. Ao todo foram 48 planos entregues com o intuito de multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso.
Desde a primeira edição do curso, 169 dioceses do Brasil já enviaram participantes. A meta do organizadores é que em todas as dioceses brasileiras possuam pelo menos um multiplicador formado pelo curso de capacitação em Políticas Públicas.
A gravação completa da cerimônia está disponível no canal do YouTube do CEFEP e você pode assistir abaixo: