Pular para o conteúdo
Início » Jardel Neves Lopes é o novo secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Camara (CEFEP)

Jardel Neves Lopes é o novo secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Camara (CEFEP)

  • por

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília (DF) de 21 a 23 de novembro, apresentou nesta sexta-feira (24), o novo secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Camara (CEFEP). Jardel Neves Lopes assumirá a nova missão a partir de 1º de fevereiro de 2024, e sucederá padre o Paulo Adolfo Simões, no serviço desde 2019. 

Juntamente com o novo secretário executivo do CEFEP, o Conselho Permanente da CNBB escolheu novas assessoras para outros dois setores da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato (CEPL). Marilza Shuina acompanhará de perto o setor Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), e Célia Aguiar para a assessoria geral da Comissão – Setor Laicato.

Histórico

Nascido em 4 de julho de 1985 na zona rural de Guanambi, no sertão da Bahia, Jardel Neves Lopes é doutorando em Teologia e possui uma trajetória sólida ligada aos Movimentos e Pastorais Sociais.

Atualmente, integra a equipe executiva da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB. Sua atuação concentra-se na assessoria e acompanhamento das Pastorais Sociais, além de colaborar na coordenação da 6ª Semana Social Brasileira.

Desde 2013, Jardel se destaca na coordenação das Pastorais Sociais no estado do Paraná e, entre 2015 e 2022, assumiu a coordenação nacional da Pastoral Operária. Além disso, atua como coordenador de projetos na Campanha contra a Violência no Campo da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Reunião do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília (DF). Foto: CNBB/Divulgação

O CEFEP

O CEFEP, sediado em Brasília, é uma iniciativa da CNBB que oferece formação política aos cristãos leigos, coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato (CEPL). Seu propósito é apoiar e fornecer subsídios para mais de 100 escolas, grupos e movimentos pelo país, que promovem a formação política embasada em princípios humanistas.

Jardel Neves Lopes assumirá como o terceiro secretário executivo do CEFEP, sucedendo o padre Paulo Adolfo Simões (2019-2024) e o padre José Ernanne (2005-2019), fundador do Centro Nacional em 2005.