Foi divulgado nas redes sociais um vídeo produzido pelo Observatório da Comunicação Religiosa, com o professor Róbson Sávio Reis Souza, membro da organização e da Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política ‘Dom Helder Camara’ (CEFEP), com uma leitura sobre o papel da comunicação e dos meios midiáticos diante das disputas e interesses apresentados em fatos noticiosos, especialmente em tempos de guerras.
“Numa guerra, vários interesses estão em jogo. A comunicação desempenha um papel crucial na forma como os interesses em disputa são apresentados nas notícias. E a cobertura das guerras pode também espalhar informações enganosas ou mentirosas. Nas guerras, interesses econômicos, políticos e até religiosos desempenham um papel significativo na forma como as notícias são apresentadas”, diz trecho do vídeo.
O professor Róbson Sávio também alerta no vídeo que o estilo de abordagem da mídia pode colaborar, ou não, com o processo de alfabetização midiática:
“Raramente existe uma parte que seja totalmente boa e outra totalmente má. Assim, os interesses que motivam as guerras se entrelaçam, tornando a avaliação da moralidade em situações de guerra uma tarefa complicada. Uma abordagem mais cuidadosa pela mídia ajudaria a evitar a demonização injusta de um lado e a idealização simplista do outro. Por outro lado, na perspectiva de quem recebe a informação, a alfabetização midiática e a capacidade de discernir entre fontes confiáveis e informações enganosas são habilidades cruciais nos tempos atuais.”
Confira o vídeo na íntegra: