“A Igreja Católica vive um novo período a partir do Papa, da presença e da participação, especialmente das mulheres, na vida e celebrações da igreja e também na sua militância, na sua presença no mundo.” – Foram com essas palavras que o Deputado Federal por Minas Gerais, Patrus Ananias de Sousa (PT-MG), iniciou um áudio enviado para o Centro Nacional de Fé e Política ‘Dom Helder Câmara’ (CEFEP), dialogando sobre as novas possibilidades de participação e comunhão neste novo tempo vivido pela Igreja em tempos de Sínodo sobre a Sinodalidade.
O deputado, que foi uma das lideranças que contribuiu para a criação do CEFEP, destacou a potencialidade das articulações comunitárias dentro da igreja para a organização popular já existente no Brasil como uma inspiração para os tempos atuais. “As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que tanto se espalharam pelo país, formando consciências, despertando pessoas para uma vida cristã realmente evangélica, seguindo os ensinamentos de Jesus, mas também vinculado com os nossos compromissos com as pessoas, com os empobrecidos, com a Justiça”, declarou.
“Além das CEBs, tantos movimentos da juventude, e eu participei de muitos, as Pastorais Sociais comprometidas com a vida, Pastorais das Favelas, dos Movimentos Sociais, dos Direitos Humanos, da Juventude, das Mulheres, momentos de muita abertura que a Igreja viveu e que chegou aos nossos dias, agora com o pontificado do Papa Francisco. O Movimento Fé e Política, o sínodo recentemente, que vai desdobrando também e abrindo novos horizontes para a Igreja, especialmente nessa linha de participação dos leigos e de integração efetiva das mulheres, para que tenham de fato e de direito, como nós queremos na sociedade, os mesmos direitos, as mesmas oportunidades, os mesmos reconhecimentos que os homens têm.”
Desafios e Possibilidades
Patrus Ananias evidenciou também que o exemplo de Jesus é o marco referencial para lidar com os desafios e possibilidades dos tempos atuais. “Agora se abrem novos desafios e novas possibilidades para a Igreja, buscando sempre uma maior fidelidade aos ensinamentos e ao exemplo de Jesus. Claro que nós tivemos também pessoas extraordinárias que procuraram viver os ensinamentos de Jesus, lembremos de Francisco de Assis, de Charles de Foucault, recentemente também santificado pelo Papa Francisco, tantas pessoas extraordinárias, mas nós devemos sempre ter uma atenção especial para aquele que é a razão maior da nossa fé e da nossa militância, da nossa presença e do nosso compromisso com os valores éticos, espirituais, com a justiça, com o bem comum, que são os ensinamentos de Jesus”, ressaltou.
Atenção às mulheres
“Eu considero também nesta perspectiva dos ensinamentos de Jesus, que nós consideremos também que Jesus teve um carinho muito especial, uma atenção muito especial com a mulher”, lembrou Patrus tendo como referência os textos do Evangelho. “Se Ele esteve presente na sua ressurreição para os apóstolos e discípulos, Maria Madalena foi também uma testemunha muito viva da ressurreição de Jesus. Então é muito importante que a igreja, nessa abertura para os leigos tenha uma atenção muito especial para que as mulheres sejam realmente consideradas com toda a sua dignidade”, concluiu.
Foto de capa: Antonio Cruz/Agencia Brasil