No último sábado, 23 de setembro, as Escolas de Fé e Política do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende às dioceses dos estados do Amapá e do Pará, participaram de uma roda de conversa sobre a articulação das escolas na região. O espaço de diálogo aconteceu dentro da Assembleia Regional do Laicato, realizada em Macapá (AM), entre os dias 22 e 24 de setembro.
De acordo com Marcos Vinicius de Freitas Reis, representante da região norte brasileira na equipe executiva do Centro Nacional de Fé e Política ‘Dom Helder Camara’ (CEFEP), a ideia da realização da roda de conversa partiu da necessidade de um maior apoio para o funcionamento dos grupos. “Cada escola teve de 15 a 20 minutos para apresentação do seu funcionamento com o objetivo de sensibilizar as lideranças do Regional Norte 2 da importância do fortalecimento e do apoio às escolas”, destacou Marcos Vinicius.
Estiveram presentes na Roda os representantes das Escolas de Fé e Política: Irmã Dorothy Stang, da Diocese de Xingu-Altamira (PA); Padre Luis Carlini, da Diocese de Macapá (AP); da escola da Diocese de Bragança (PA) e do IPAR.
Planejamento
A roda de conversa também foi espaço para planejamento dos próximos passos em conjunto de articulação das escolas da região. Segundo Marcos Vinicius, há o desejo de produção de um material didático unificado para as escolas, a realização de novas rodas de conversa no formato on-line e a possibilidade da elaboração de uma escola em nível regional.
Atualmente, além da presença de Marcus Vinícius na equipe executiva do CEFEP pela região norte, também o Regional Norte 2 da CNBB conta com uma participação na coordenação ampliada do CEFEP através de Thiago Rocha, coordenador da Escola de Fé e Política “Santo Oscar Romero”, da Diocese de Santarém.