“Contribuir com a formação de cristãos e cristãs leigos e leigas para a missão na sociedade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).”
Este é o objetivo da Escola Regional de Fé e Cidadania ‘Dom José Gomes’, promovido pela articulação das Pastorais Sociais das dioceses do estado de Santa Catarina (Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis). A Escola foi iniciada em 2022 e dividida em quatro etapas presenciais, realizadas no Centro de Formação Católica da Diocese de Lages (SC).
No último final de semana, entre os dias 22 e 24 de setembro, ocorreu a última etapa formativa e formatura dos mais de 60 participantes da primeira turma da Escola. O evento contou com as presenças de Odete Mioto, Renê Mioto e padre Paulo Adolfo Simões, representando a coordenação do Centro Nacional de Fé e Política ‘Dom Helder Camara’ (CEFEP).
A visita faz parte de um projeto do CEFEP, financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade – FNS, que busca aproximar o CEFEP das escolas locais. A primeira visita aconteceu no mês de maio na Escola de Fé e Política ‘Martin Luther King Junior’ da Igreja Batista de Coqueiral em Recife – PE, e a segunda, no mês de julho, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste da estado do Amazonas.
Estrutura da Escola ‘Dom José Gomes’
A Escola de Fé e Cidadania do Regional Sul 4 da CNBB é uma iniciativa das Pastorais Sociais catarinenses e financiada pela Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina, através da realização de bazares solidários por todo o estado. Dividida em 4 etapas presenciais, duas em 2022 e duas em 2023, a primeira turma contou com uma carga horária de de 80 horas, 20 por etapa.
O processo metodológico da Escola foi perpassado por aprofundamentos nas áreas do Ensino Social da Igreja; Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular; metodologias de Análise de Conjuntura; Educomunicação e a atuação do Conselho Nacional dos Leigos e Leigas do Brasil (CNLB) como forma de participação popular na Igreja e na Sociedade.
A caminhada do CEFEP
No domingo (24), padre Paulo Adolfo Simões, secretário executivo do CEFEP, fez uma apresentação da caminhada do Centro Nacional para os formados da Escola ‘Dom José Gomes’, seus eixos de atuação e as experiências formativas em nível nacional oferecidas pelo organismo da CNBB.
De acordo com o padre, a presença dos integrantes da secretaria executiva nas dioceses e regionais é uma oportunidade de aproximação entre do Centro Nacional e as diversas realidades locais das Escolas de Fé e Política por todo o território brasileiro.
“Desde a sua fundação, em fevereiro de 2005, o CEFEP vem cumprindo a missão de ser uma ferramenta para grupos e articulações que fomentam processos formativos de líderes, cristãos leigos e leigas, à luz da Doutrina Social da Igreja e dos valores evangélicos”, comentou o padre.
Propostas metodológicas
Já Odete Mioto, coordenadora pedagógica do CEFEP, dialogou com os participantes sobre as formas de colaboração do CEFEP junto às escolas de Fé e Política espalhadas por todo o país. “Além de toda uma rede de assessores espalhada pelas regiões brasileiras, o CEFEP produziu uma série de publicações, dentre elas o ‘Guia para criar escolas e grupos de Fé e Política/Cidadania’, uma ferramenta de fácil utilização, disponível gratuitamente em nosso site”, declarou Odete.
Próxima visita da coordenação
A equipe de coordenação do CEFEP já está em preparação para se encontrar com a Diocese de Camaçari, na Bahia, no mês de outubro, e com a Diocese de Ponta Grossa, no estado do Paraná, no próximo mês de novembro.