Com o objetivo de capacitar os eleitores e eleitoras por meio de uma análise crítica da realidade política atual, ocorre nesta quinta-feira, 21 de setembro, o ato de lançamento do ‘Projeto Encantar a Política- 2024’. A retomada das atividades do projeto acontece no contexto de preparação para as eleições municipais do próximo ano.
O lançamento será um espaço de memória da primeira edição do Projeto e apresentação da revista ‘Casa Comum’. A atividade contará com a participação das entidades parceiras do projeto, dentre elas o Centro Nacional de Fé e Política ‘Dom Helder Camara’ (CEFEP), do Conselho Nacional dos Leigos e Leigas do Brasil (CNLB), da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (NESP) e do Movimento Nacional de Fé e Política.
Sobre o Encantar a Política
Desde sua primeira edição, em 2022, o Projeto retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco – Laudato Sí, Fratelli Tutti e da exortação pós-sinodal Evangelii Gaudium, que tratam, entre outros temas, da alegria do Evangelho, do cuidado com a casa comum (meio ambiente) e abordam a Política como decorrência ética do mandamento do amor.
O ponto alto da última edição foi o lançamento do caderno “Encantar a Política”, fruto do trabalho de uma rede de organizações, serviços, pastorais sociais e organismos da Igreja e Rede Brasileira de Fé e Política, no intuito de abrir os horizontes da Boa Política para mais gente da Igreja.
O caderno, voltado especialmente para as pessoas atuantes nas comunidades e paróquias, animadoras e animadores de celebrações, catequistas, ministras e ministros da Palavra, participantes de grupos e movimentos e agentes de pastoral em geral, motivou uma série de rodas de conversas, palestras e formações em todas as regiões do país.
Novos Horizontes
Todas as organizações parceiras estão comprometidas em promover a formação e conscientização política contínua, com um foco especial nos anos eleitorais. Neste momento, o projeto concentra seus esforços na elaboração de atividades de capacitação e mobilização, com o objetivo de envolver os cristãos de forma ativa e consciente nas eleições municipais que ocorrerão em 2024.
O principal meio de mobilização novamente será um caderno de formação política destinado à leitura e discussão coletiva nas comunidades, escolas de fé e política e outros locais. Também o NESP, em parceria com a PUC Minas Virtual, oferecerá um curso na modalidade à distância voltado para campanhas eleitorais. Esta atividade de formação faz parte das estratégias de ação do Projeto Encantar a Política, que também conta com atividades de mobilização, articulação e comunicação.
Lançamento
O ato de lançamento do Projeto será no formato on-line e todos são convidados a participarem através das redes sociais do CNLB, a partir das 20h de Brasília.