Pular para o conteúdo
Início » Morre dom Geraldo Majella, cardeal Agnelo. Sob sua presidência, a CNBB aprovou a criação do CEFEP em 2005

Morre dom Geraldo Majella, cardeal Agnelo. Sob sua presidência, a CNBB aprovou a criação do CEFEP em 2005

Luiz Henrique Ferfoglia Honório

Luiz Henrique Ferfoglia Honório

Serviço de Comunicação do CEFEP

Na manhã do dia 26 de agosto de 2023, a arquidiocese de Londrina/PR, comunicou o falecimento do cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo aos 89 anos, arcebispo emérito de São Salvador na Bahia, sede primaz do Brasil.

Dom Geraldo Majella vivia na cidade, de onde foi arcebispo, desde 2014 e desde dezembro passado apresentava um agravamento de seu quadro de saúde em virtude de um acidente vascular cerebral (AVC) que o obrigou a permanecer em internação domiciliar desde então.

Além de arcebispo de Salvador, Dom Geraldo também exerceu o cargo de presidente da CNBB no período de 2003 a 2007. Foi em sua gestão que o CEFEP foi criado em 2005, quando presidiu a cerimônia de lançamento do Centro em solenidade que contou com a participação de inúmeras autoridades. Em sua alocução, o Cardeal Geraldo Majella Agnelo, apresentou o ideário do CEFEP, ressaltando que o Centro tem como objetivo: “fomentar em nosso País um pensamento social cristão à luz do Ensino Social da Igreja e dos valores evangélicos. Para tanto, visava contribuir com a formação de lideranças inseridas na política brasileira, em suas diferentes formas e níveis, a partir de uma reflexão bíblica e teológica das ciências sociais e da filosofia”.

Dom Geraldo Majella nasceu em Juiz de Fora em Minas Gerais no dia 19 de outubro de 1933. Foi na mesma cidade que iniciou aos 12 anos sua formação vocacional, ingressando no Seminário Menor Diocesano. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 1957 na catedral de São Paulo, tendo a cerimônia presidida por Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, arcebispo Auxiliar de São Paulo. Em 1968 foi nomeado pelo Papa Paulo VI bispo da diocese de Toledo no Paraná e em 1982 tornou-se arcebispo metropolitano de Londrina no mesmo estado, por nomeação do Papa São João Paulo II. Foi nessa arquidiocese que ele colaborou com a Dra. Zilda Arns na criação da Pastoral da Criança, que posteriormente foi disseminada para várias dioceses do Brasil e do mundo.

Em 1999 foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia. Posteriormente, em 2001 é nomeado como cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, recebendo o título de São Gregório Magno em Magliana Nuova, em Roma.

Em 2011 teve aceito o seu pedido de renúncia, tornando-se arcebispo emérito de São Salvador. Durante seu ministério, exerceu diversos cargos na Igreja Católica do Brasil, da Conferência Latino-americana e Caribenha, como também no Vaticano onde foi secretário da então Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

Gratidão de toda a comunidade do CEFEP a Deus por ter presenteado a Igreja e o Brasil com o profícuo ministério de Dom Geraldo Majella.