Luiz Henrique Ferfoglia Honório
No serviço de Comunicação do CEFEP
A Caritas da diocese Limoeiro do Norte pertencente ao Regional Nordeste 1 da CNBB lançou a mais nova Escola de Fé e Cidadania do Brasil. Como patrono foi escolhido Santo Oscar Romero que foi arcebispo de San Salvador, capital de El Salvador, e assassinado no dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava uma Missa.
A escolha do paraninfo leva em conta sua trajetória de vida e seu testemunho que serve como inspiração para toda a Igreja, em especial a da América Latina.
A iniciativa da Caritas diocesana faz parte de um projeto mais amplo de formação em rede, intitulado: Projeto Rede de Solidariedade III da Caritas Regional em vigor para o período de 2022 a 2025.
Por meio de um amplo processo de discussões coletivas visando como organizar a nova Escola, foi possível definir seu principal objetivo que é o de O sensibilizar, formar e mobilizar lideranças de comunidades e agentes de pastoral para a dimensão social da fé, a partir do ensino social da Igreja, em colaboração com os movimentos e as organizações populares, na luta pelos direitos dos pobres e marginalizados, buscando construir uma sociedade mais justa e fraterna, sinal do Reinado de Deus.
A nova Escola pretende ser um espaço de formação e mobilização das lideranças locais e religiosas despertando para a sensibilização ao tema da dimensão social da fé.