Pe. Paulo Adolfo Simões
Secretário Executivo do CEFEP
No final de semana de 26 a 28 de maio, Odete Rigato Mioto, coordenadora pedagógica e Pe. Paulo Adolfo, secretário executivo, participaram do início de mais uma turma da Escola de Fé e Política Pr. Martin Luther King Junior, da Igreja Batista de Coqueiral, Recife – PE. Essa experiência faz parte de um projeto maior de “Visitas às Escolas Locais e Regionais de Fé e Política”. O projeto foi sonhado desde que a nova equipe assumiu a coordenação do CEFEP em 2019 e quer fazer com que a coordenação do CEFEP esteja mais próxima às escolas por ele articuladas. Nas visitas a secretaria executiva deseja conhecer, sobretudo aproximar-se mais das escolas de Fé e Política para poder melhor apoiá-las. Conhecer melhor a dinâmica de cada escola, suas alegrias e seus desafios reais é parte do processo. Quer também conhecer o território e conversar com a coordenação das escolas. O projeto é financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade – FNS com recursos da Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade. Já em 2019 o CEFEP conseguiu aprovar um projeto para o ano de 2020, todavia, em virtude da emergência sanitária da COVID-19, ele foi suspenso.
No caso da escola da IBC, a visita coincidiu com o início de uma nova turma, a primeira depois da pandemia, sendo em formato hibrido: a maior parte, participando de forma presencial e um grupo no formato remoto. Essa turma acontece concomitantemente ao uma outra que já está no segundo ano. Assim, Odete e Pe. Paulo puderam conhecer como acontecem os módulos das escolas e também dar sua contribuição falando sobre o CEFEP. A Escola da IBC acontece no mesmo espaço da Igreja que é na verdade um espaço multiuso: nele acontecem os cultos da comunidade, atividades sociais e formativas, incluindo a escola.
A Igreja Batista de Coqueiral é uma antiga parceira do CEFEP desde a quarta turma do Curso Nacional de Política para Cristãos, quando foram enviados os primeiros aprendizes: José Marcos da Silva, pastor líder da Igreja e Evandro Alves de Freitas. Atualmente há três integrantes da IBC na 9ª turma: Adriel Santana de Oliveira, Flávia Cristina dos Santos Alves e Maria Eduarda da Costa Teixeira. Também a escola da IBC tem um assento na coordenação executiva do CEFEP, hoje ocupada por Nilton Leite de Sousa Junior, de Natal – RN.
A equipe de comunicação do CEFEP entrevistou alguns representantes da Igreja Batista de Coqueiral que passaram pelo CEFEP e as conversas seguem transcritas abaixo:
Equipe de Comunicação do CEFEP – Quando você assumiu o pastoreio da IBC, a Igreja se fazia uma pergunta que seria fundamental para a caminhada subsequente dela: “Se a Igreja deixasse de existir, faria alguma falta?”. Fazendo a mesma pergunta hoje, como você, que acompanhou essa caminhada de transformação da Igreja, como seu pastor responderia?
Equipe de Comunicação do CEFEP –Você é uma das alunas do CEFEP, da 7ª turma, enviada pela IBC. Qual a contribuição do CEFEP para a Igreja e suas práticas?
Equipe de Comunicação do CEFEP -Você hoje, representa a IBC na coordenação executiva do CEFEP. O que essa participação na coordenação do CEFEP significa para você pessoalmente e para a Igreja Batista?
Equipe de Comunicação do CEFEP – Você é uma das alunas de 9ª Turma do Curso de Política para Cristãos do CEFEP. Fé e Política é uma temática que está no sangue da IBC. Pessoalmente, como tem sido essa experiência de discutir isso com pessoas de outra pertença religiosa, no caso os católicos?