O CEFEP participou no último dia 24 de maio, da Audiência Pública realizada pela Comissão Legislativa Participativa da Câmara dos Deputados em Brasília, que discutiu a proteção do meio ambiente. Na ocasião, o casal Odete Rigoto, coordenadora pedagógica e Renê Mioto, membro da coordenação executiva, representaram o CEFEP no evento.
Além do CEFEP, outras entidades ligadas a Igreja Católica se fizeram presentes, como a Rede Pan-Amazônica – REPAM, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, o Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP. A própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB foi representada por Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da prelazia de Itacotiara (AM) e secretário da REPAM-Brasil e por Dom Vicente Ferreira, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e secretário da Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral da CNBB.
Durante a Audiência Pública os bispos da Igreja Católica e lideranças religiosas puderam fazer uso da palavra e em seus pronunciamentos, apontaram para urgência na busca de soluções e na construção de alternativas eficazes que primem pela proteção ecológica. De modo especial apontaram para as ações de preservação do bioma amazônico e do cuidado e respeito aos povos e comunidades tradicionais.
Outra preocupação das lideranças católicas que também fizeram parte dos pronunciamentos, foi a temática da mineração no Brasil. Foi estacado seus impactos a todo o ecossistema das regiões cercadas por essa atividade no país, bem como as consequências para os povos que vivem ou trabalham próximos a estes locais.
A Audiência Pública fez parte da programação das atividades da “Semana Laudato Si” que aconteceu de 24 a 28 de maio. Essa semana integra a Campanha Laudato Si, lançada em março desse ano e que tem como intenção a difusão do documentário “A Carta”. O Documentário conta a história das viagens de diversas lideranças da linha de frente a Roma para discutir a encíclica Laudato Si’ com o Papa Francisco. O objetivo da produção é sensibilizar e mobilizar a sociedade para o cuidado com a Casa Comum. A Semana que marcou o oitavo aniversário da Encíclica, teve como tema: “Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade”.
A audiência completa pode ser conferida abaixo: