Pular para o conteúdo
Início » Regional Norte 3 da CNBB cria nova Escola de Fé e Política no Brasil

Regional Norte 3 da CNBB cria nova Escola de Fé e Política no Brasil

O Regional Norte 3 da CNBB que contempla todo o Estado do Tocantins, a região sul do Estado do Pará e a região nordeste do Estado do Mato Grosso, lançará no próximo mês de março, a mais nova Escola de Fé, Política e Cidadania do Brasil. Ela terá como patrono. Dom Heriberto Hermes que falecu em 2018 e que foi bispo da Prelazia de Cristalândia no Tocantins. A escolha do homenageado se deve ao fato de Dom Heriberto ter sido um grande defensor dos Direitos Humanos e um amante da vida.

Nascido nos Estados Unidos, Dom Heriberto foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II em 1990 e ficou à frente da Prelazia até 2009. Durante o período que ficou como bispo emérito, dedicou-se ao Centro de Direitos Humanos, além de abraçar várias pastorais sociais durante seu ministério episcopal. Tornou-se integrante do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, recebendo por isso, o Prêmio Nacional de Direitos Humanos em 2002.

A Escola de Fé, Política e Cidadania “Dom Heriberto Hermes, iniciará as atividades com 50 participantes que se interessaram no curso após um processo de divulgação que contou com uma enquete para avaliar se havia interesse na capacitação oferecida e a adesão foi bastante positiva.

A ideia da criação da Escola surgiu no Seminário de continuidade do Sínodo para a Amazonia, proposta pela Assembleia Regional, em 2020, e aprovada na III Assembleia Regional de Pastoral, em 2022.

As aulas serão realizadas de forma remota e de modo presencial, com duração até dezembro de 2023. Serão 12 módulos com carga horária total de 94 horas de estudo.

Toda a etapa a distância, a coordenação do projeto pedagógico e a certificação como curso de extensão, será feita por meio de uma parceria com a UniCatólica – Centro universitário Católica do Tocantins. A instituição também será a responsável pela aula magna de abertura que será realizada no dia 06 de março.

A responsabilidade pela coordenação da Escola ficará a cargo da Comissão Regional de Justiça e Paz do Regional Norte 3 da CNBB.