No último dia 29 de outubro, integrantes da coordenação atual, membros da antiga coordenação, professores e ex-alunos da Escola da Política e Cidadania, se reuniram no centro de pastoral da Paróquia Santa Rita de Cássia na cidade de São José dos Campos.
O objetivo do encontro foi para avaliar a possibilidade da retomada da escola no ano de 2023 e também discutir o novo formato que a mesma adotará a partir do ano que vem, como por exemplo, a inclusão da modalidade do ensino a distância. Também foram abordadas questões como o tempo de curso a ser oferecido, revisão de disciplinas, fonte de financiamento para custeios de professores, além de sugestão de local para as aulas presenciais.
A Escola de Política e Cidadania de São José dos Campos, ligada a diocese, foi fundada em 2001 e iniciou efetivamente suas atividades em 2002, sendo, portanto, a escola mais antiga do Estado de São Paulo.
Por conta de seu trabalho e experiência, ela colaborou com a criação do CEFEP, participando ativamente em parceria com o Centro desde então. Por conta da pandemia do COVID-19, a escola interrompeu momentaneamente suas atividades e agora se prepara para receber novos cursistas a partir do ano que vem.
Na reunião realizada no dia 29 de outubro, decidiu-se também realizar um celebração comemorativa em vista dos 20 anos da atividade da escola que deverá ocorrer no dia 03 de dezembro próximo.