A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB emitiu uma mensagem no dia 31 de outubro sobre a conclusão das Eleições 2022. Nela, reforça que o momento agora exige a convocação para “a reconciliação ao novo ciclo que se abre”.
Essa mensagem se soma ao conjunto de outras mensagens emitidas durante o segundo turno das eleições de 2022 como a nota emitida por um conjunto de bispos e arcebispos que formam o coletivo Diálogos pelo Reino, a carta emitida pela Comissão Sociotransformadora da CNBB, a nota conjunta organizada pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil e a Conferência dos Religiosos do Brasil. Outra carta escrita no mesmo período é do próximo CEFEP que direciona a mensagem a todas as Escolas de Fé e Política do Brasil. Além dessas, outro importante documento é a nota emitida pela CNBB que lamenta a intensificação da exploração da fé e da religião para angariar votos no segundo turno das eleições.
Como destacado nessas mensagens, o Brasil e seus habitantes foram chamados a exercer sua cidadania, porém, observou-se que a gravidade da disputa eleitoral, exigiu por parte dessas entidades, um posicionamento mais contundente a respeito dos projetos em disputa no país.
Abaixo, inserimos o link para acessar ao conteúdo dos respectivos documentos.
Mensagem da CNBB sobre a conclusão das Eleições 2022
Carta dos Bispos do Diálogo pelo Reino
Carta da Comissão Sociotransformadora da CNBB
Nota da CBJP, CEFEP, CRB e outras entidades