Pular para o conteúdo
Início » Nota do Observatório Eclesial Brasil

Nota do Observatório Eclesial Brasil

Observatório Eclesial Brasil

 

Nota do Observatório Eclesial Brasil

Estamos vivendo um momento muito difícil na sociedade brasileira: aumento da desigualdade social; deterioração da vida dos pobres; desrespeito flagrante aos direitos humanos; ameaças constantes do chefe do poder executivo à ordem democrática; adoção de políticas que desrespeitam os povos originários e as nossas florestas etc.
Não bastasse isso, estamos testemunhando a utilização da religião para justificar interesses políticos que defendem a morte e o desrespeito à democracia. Em nome de Deus e da religião menospreza-se a vida humana e a os princípios democráticos mais elementares.
Ficamos escandalizados ao saber que grupos católicos, que apoiam a instrumentalização religiosa, estão utilizando a data da festa de Nossa Senhora Aparecida, que acontece amanhã, para defender um político que está na contramão dos valores de Jesus: o amor, a solidariedade e a justiça.
Parabenizamos a nota esclarecedora do senhor arcebispo de Aparecida, do Orlando Brandes.

Repudiamos:

  • toda manipulação religiosa que se coloca a serviço do ódio e da violência;
  • todo tipo de manipulação do religioso e de Nossa Senhora Aparecida que vai contra o Evangelho;
  • toda utilização da festa da Padroeira para fins eleitorais.

São Paulo, 11 de outubro 2022.
Wagner Lopes Sanchez
Coordenador do
Observatório Eclesial Brasil

Membros do Observatório Brasil:
Alex Vilas Boas, Alzirinha Rocha de Souza, Antonio Bogaz, Benedito Ferraro, Celso Pinto Carias, Dom Angélico B. Sândalo, Drance Elias, Edelcio Ottaviani, Eulálio Figueira, Fernando Altemeyer Junior, João Décio Passos, João Henrique Hansen, José Oscar Beozzo, Leomar Nascimento de Jesus, Luiz Augusto de Mattos, Ir. Luzia Sena, Frei Márcio A. Couto, Maria Cecília Domezi, Mariane de Almeida Silva, Maria Helena Arrochelas, Medoro de Oliveira Souza Neto, Reuberson Rodrigues Ferreira, Ir. Vera Bombonatto e Wagner Lopes Sanchez