O CEFEP e a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, organizaram, no último dia 19 de novembro, o primeiro fórum com as congregações religiosas que indicam conselheiros para as vagas destinadas à Igreja, nos Conselhos de Políticas Pública/Conselhos de Direito.
Pe. Paulo Adolfo Simões, secretário executivo do CEFEP e Frei Olávio Dotto, assessor da Comissão para a Ação Sócio transformadora, fizeram a condução do evento, assessorados por Aldiza Soares, do departamento Social da CNBB.
O evento foi realizado de forma remota, devido aos cuidados sanitários por conta da COVID-19, e teve como tema: “O papel da Igreja na garantia de direitos por meio das políticas públicas”.
A abertura contou com a fala de Dom Joel Portella Amado, secretário geral da CNBB, que destacou a importância das Políticas Públicas; sobretudo para a efetivação dos direitos humanos, especialmente os dos mais carente.
As assessorias foram de José Antônio Moroni, diretor do Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC e de Vania Lúcia Ferreira Leite, representante da CNBB no Conselho Nacional de Saúde.
Houve a expressiva participação de 55 pessoas, representando 30 congregações religiosas do Brasil; sendo marcante, principalmente, a presença da vida consagrada feminina, que também atua fortemente nos Conselhos de Direitos. Muitas das congregações presentes, foram representadas pelas suas próprias superioras provinciais.
Os participantes atuaram ativamente no fórum e expressaram a importância do evento que acontece pela primeira vez; e solicitaram que o mesmo passe a fazer parte do calendário anual da CNBB.
Solicitaram ainda, a criação de uma rede, para circulação das informações sobre os conselhos, entre as congregações.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, que as entidades organizadoras têm executado, visando atender a uma série de reivindicações, trazidas pelos representantes da Igreja Católica, nos diversos Conselhos de Políticas Públicas.
O CEFEP e a Comissão Sociotransformadora da CNBB, têm acompanhado o grupo de Conselheiros Nacionais, indicados pela própria Conferência; sendo também, os organizadores da Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas, que está na sua 3° edição e a formatura da turma, está prevista para o próximo dia 29 de novembro.