por Mônica Lopes
Em meio à crise sanitária causada pelo novo Coronavírus e a crise política sem precedentes na história do nosso país, os alunos e alunas da 8ª Turma do Curso de Formação Política para cristãos do CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – em parceria com diversos grupos e entidades que trabalham com a temática de Fé e Política, realizaram neste último final de semana (30 e 31 de maio de 2020), o SEMINÁRIO SUDESTE DE FÉ E POLÍTICA. Faz-se necessário aproveitar este momento difícil para produzir conteúdo formativo que ajude as pessoas a romperem com o senso comum e desenvolverem uma maior criticidade, que ajude a avançar na leitura dos acontecimentos com mais propriedades de argumentos. Como diz o deputado Marcelo Freixo, “A luta é pedagógica”.
O seminário teve como objetivo principal, reunir os diversos grupos do Sudeste para um debate amplo sobre a conjuntura social, política e eclesial; a proposta do Papa Francisco para uma nova Economia, denominada de Economia de Francisco; algumas experiências práticas da Economia Solidária e o trabalho desenvolvido pelo CEFEP.
A princípio, o seminário seria realizado presencialmente, nos moldes tradicionais. Porem, com o advento da pandemia do COVID-19, a comissão organizadora optou por realizá-lo virtualmente, utilizando para isso, uma plataforma de vídeo conferência que atendesse ao objetivo desejado.
O alto nível do grupo de palestrantes e moderadores deu ao seminário qualidade significativa nos diversos temas apresentados. Vale ressaltar:
➢ a importante fala de abertura do Seminário, feita pela antropóloga Moema Miranda na análise de conjuntura social e política, acompanhada pela moderadora Patrícia Costa, aluna da 7ª turma do CEFEP, e que na ocasião representou a entidade parceira
REC/SP;
➢ a coerência e precisão da teóloga Maria Cecília Domezi em sua análise eclesial,
acompanhada pelo moderador Luiz Henrique, que na ocasião representou a entidade
parceira CNLB;
➢ a urgente e necessária exposição do Eduardo Moreira e Eduardo Brasileiro ao
apresentarem a perspectiva de mudança de visão da Economia: de uma Economia
que mata, que exclui, para uma Economia que gera vida e a coloca no centro da
atenção (Economia de Francisco), acompanhados pelo Luiz Henrique representando
na ocasião o CNLB;
➢ a importância de três experiências práticas da economia solidária, que foram
apresentadas através da Carlúcia Maria Silva (Líder do Grupo de Estudos e pesquisas
sobre Cooperativismo e Economia Popular Solidária), da Nelsa Inês Fabian Nespolo
(costureira, presidente da cooperativa Univens e da Central Justa Trama) e do Aguinaldo Lima (Contador, diretor do Instituto Redes para o Desenvolvimento), acompanhados pela moderadora Lourdes de Fátima P. Possani do CESEEP;
➢ a significativa fala do Pe. Paulo Adolfo sobre a relação Fé e Política e o objetivo do
CEFEP e a apresentação das atividades feita pela coordenadora pedagógica dos
cursos de formação do CEFEP, Odete Rigato, acompanhados pelo moderador
Robson Sávio representante do NESP;
➢ o Pastor Henrique Vieira, com a moderação da Pastora Romi Bencke, representante
do CONIC, encerra o seminário com uma emocionante fala, com base no seu último
livro, intitulada de “O amor como Revolução”.
Assim como, o CLASP – Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de São Paulo, realizou a Vigília de Pentecostes, no sábado as 20 horas, como atividade alinhada ao seminário. O seminário imprimiu um caráter ecumênico e inclusivo, onde podemos destacar a participação das intérpretes de libras, Marta e Keith da Pastoral do Surdo, que prestaram um importante serviço nesse sentido, permitindo o acesso a pessoas que de outra forma ficariam fora do debate. E ao final, pelos diversos comentários de retorno e pela métrica utilizada pelas mídias sociais que aferem o número de visualizações, podemos concluir que o resultado do seminário foi positivo. Estamos semeando!
Registramos os agradecimentos às entidades listadas abaixo, pelo importante apoio na
realização do seminário:
➢ CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara;
➢ CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil;
➢ CLASP – Conselho de Leigos/as da Arquidiocese de São Paulo;
➢ NESP – Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas;
➢ CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular;
➢ REC/SP – Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo;
➢ Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo;
➢ MNFP – Movimento Nacional de Fé e Política;
➢ CONIC – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs;
➢ ISER Assessoria.
Aos que tiverem interessem, os vídeos com todo o material das palestras estão disponíveis
nos canais do Youtube e do Facebook da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo: youtube.com/user/pastoralfp e facebook.com/pastoralfp/ .
*Mônica Lopes é aluna da 8ª. turma do curso de formação em Fé e Política do CEFEP, agente da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e membro da comissão organizadora do Seminário