O secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP, um serviço da CNBB, Pe. Paulo Adolfo Simões, assessorou os trabalhos de formação da 3ª Etapa de Formação da 14ª Turma da Escola Diocesana Fé e Política de Ji-Paraná, com o Tema ”Políticas Públicas”. O encontro aconteceu nos dias 27 a 29 de Setembro, no Centro Diocesano de Formação em Ji-Paraná/RO
Participaram Coordenadores de Pastorais, Dirigentes Sindicais, Educadores, Agricultores e Trabalhadores na Comunicação.
A formação iniciou dia 27, sexta-feira, com uma Análise de Conjuntura tratando da situação atual do país e do mundo.
À partir do sábado foi abordado o tema principal, “Políticas Públicas, noções básicas” que contou com a colaboração de Almiro Soares na elaboração do texto base e do documento de apresentação.
Foram tratados dos seguintes aspectos: Políticas Públicas, abordagem, conceituação; história e tipologia de Políticas Públicas; as conquistas Sociais na Constituição Federal – CF / 1988; planejamento governamental e orçamento público; prestação de contas; controle das Políticas Públicas; instrumentos jurídicos de representação; e outros conteúdos relacionados ao tema, como a Campanha da Fraternidade 2019 que trata das “Políticas Públicas” e tem como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).
No domingo, dia 29, pela manhã Pe. Paulo Adolfo presidiu Eucaristia para o grupo em formação, encerrando os trabalhos neste dia
A avaliação dos alunos realizada de forma não identificada, foi considerada de alta qualidade, na elaboração, esclarecimentos; didática de fácil entendimento, compreensão e possibilitando a participação de todos.
Pe. Paulo Adolfo, deixou como recomendação para prática diária que o conteúdo aprendido seja vivenciado nos ambientes familiar, do trabalho e igreja de todas as pessoas presente. O trabalho conclusivo foi o de apresentar propostas concretas de como acompanhar as Políticas Públicas na região.
Além de participar desses eventos formais, a Coordenação local fez um rápido passeio nos pontos principais com o assessor, que também teve oportunidade de visitar a Igreja São Jose, onde está sepultado D. Antônio Possamai.
Fonte: Escola Diocesana Fé e Política de Ji-Paraná/RO