Texto apresentado por Pe. José Ernanne Pinheiro na XIII Jornada Teológica “Dom Helder Câmara”, realizada durante os dias 24 a 27 de agosto de 2010, em Recife/PE
Fé, Política e Missão
Jornada Teológica sobre A CONSTRUÇÃO DA IGREJA VIVA NAS COMUNIDADES
Padre José Ernanne Pinheiro
Recife, 26 de agosto de 2010
Introdução
1. Quero expressar minha alegria ao participar desta XIII Jornada Teológica, sobre A CONSTRUÇÃO DA IGREJA VIVA NAS COMUNIDADES. Ela me reporta aos tempos idos do ITER, nos anos 80, quando, com temáticas tão sugestivas como essa, fizemos Semanas teológicas sobre:
- Educação e Evangelização (1982);
- A Teologia a serviço da Pastoral (1984);
- Ética e Libertação (1985).
2. A temática que ora tratamos “dedicada ás Comunidades Eclesiais de Base”, como novo modelo de Igreja, de fato não é tão nova assim quando nos lembramos da dinâmica do Encontro de Irmãos, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na arquidiocese de Olinda e Recife. Além de nos colocar na trilha da eclesiologia do Vaticano II, como Povo de Deus, a temática também nos relembra o Papa Pio XII, já em 1946, quando falava: ”os leigos são a Igreja”. Os cristãos leigos/as como Igreja Povo de Deus nos oferecem os alicerces para a construção da Igreja no mundo. E as CEBs têm, de fato, vivenciado os melhores princípios da eclesiologia do Vaticano II, conforme nos lembra continuamente a Gaudium et Spes: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os sofrem são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. Não se encontra nada verdadeiramente humano que não lhes ressoe no coração…” ( GS n.1).
Clique para obter o arquivo XIII JORNADA TEOLOGICA DOM HELDER CAMARA